quinta-feira, fevereiro 03, 2005

DEMITO-ME!

Estou cansado...

...de dias cheios de computadores, de carradas de papéis, patrões pacóvios, notícias deprimentes e sensacionalistas, contas para pagar, trânsito e confusão, doenças e constante necessidade de atribuir um valor monetário a tudo o que existe - Materialismo!
...de ter que inventar mais maneiras de esticar o dinheiro até ao fim do mês.
...de falsidade, de inveja e principalmente de hipocrisia!
...de ser obrigado a dizer adeus a pessoas queridas e, com elas, a uma parte da minha vida...

Queria aqui apresentar oficialmente o meu pedido de demissão da categoria de adulto.

Decidi:
-Voltar a ter os pensamentos de uma criança de oito anos – no máximo!
-Acreditar que o mundo é justo, e que todas as pessoas são boas e honestas.
-Crer que tudo é possível.
-Quero que as complexidades da vida passem ao lado, e ficar outra vez encantado com as pequenas maravilhas do nosso enorme cenário.
-Quero outra vez uma vida simples e sem responsabilidades.
-Quero voltar a ter certeza de que Deus está no céu e que, por isso, tudo está no seu devido lugar.
-Quero ir ás farturas do Senhor de Matosinhos ou ao jardim zoológico do Palácio de Cristal e nem sequer saber que é muito melhor que McDonald’s ou Shoppings.
-Quero viajar pelos oceanos num barquinho de papel que navega numa poça deixada pela chuva.
-Quero atirar pedrinhas para a água e ter tempo para vêr as ondas que se formam.
-Quero achar que as moedas de chocolate são melhores do que as verdadeiras porque podemos comê-las e ficar com os dentes castanhos.
-Quero poder passar as tardes de verão à sombra de uma árvore, a construir castelos no ar e partilhá-los com os meus amigos e irmãos.
-Quero voltar a achar que chicletes e gelados são as melhores coisas da vida!
-Quero que as maiores competições em que eu entre sejam as "escondidinhas", "sameirinha",etc, etc, etc.
-Quero voltar ao tempo em que tudo o que eu sabia era o nome das cores, a tabuada, as músicas de Natal, os "livros dos cinco" e a "Ave Maria", e não me incomodava nada porque não tinha a menor ideia de quantas coisas ainda não sabia...
-Quero voltar ao tempo em que se é feliz, simplesmente porque se vive na bendita ignorância da existência de coisas que nos podem preocupar e aborrecer.
-Quero acreditar no poder dos sorrisos, dos abraços, dos agrados, das palavras gentis, da verdade, da justiça, da paz, dos sonhos, da imaginação, dos filmes cor-de-rosa e na areia da praia, onde muitas vezes me perdia quando olhava o “fim” do mar.
-Quero estar completamente convencido de que tudo isto vale muito mais do que o dinheiro.
-Quero...
-...

Quero é parar de sonhar e recordar, porque realmente tenho o contrário disto tudo...

3 comentários:

G. disse...

Gostei. Mas acho que estás a ser muito pessimista.
Beijos

Susana Vasconcelos disse...

Oi mano.
Eu acho que tens muitas destas coisas que queres e que podes ter mais.
Já é muito teres a consciência do que queres e que isso ultrapassa o materialismo.
Agora um "cliché"... Haja saúde! Com ela, tem-se tudo.
Beijocas.
Susana+Mateus

J. disse...

Ó pá: chegaste muito cedo. Agora só queria mesmo voltar a ser estudante. Nem que fosse de semiótica dos ciclóstomos. Licenciatura, pois claro. O mestrado seria feito no Brasil e o doutoramento ali para a costa do Índico.