quinta-feira, fevereiro 10, 2005

De Pai para Filho


Meu filho...


Vive intensamente a tua infância
Nela escolhes o teu caminho,
Longe da vil e suja ganância,
Livre e leve como um passarinho.

Das fases da vida é a mais curta,
Mas contudo das mais importantes,
Aprendendo coisas interessantes,
Disputando “luta” após “luta”.

Nela constróis uma personalidade.
É um mundo sem preocupações
Habitado por ti e por muitos milhões,
Pequenos seres na tenra idade.

É o espaço das brincadeiras,
Livre de guerras e confusões,
Cheio de amor e emoções
Em planícies soalheiras.

Só o teu corpo manda em ti…
Não te preocupes,
Ele dirá quando forem horas de dormir, de comer, de brincar, de chorar...
Não te preocupes,
Ele saberá quando deves andar, falar, sorrir, gritar.

Eu, serei teu conselheiro, amigo, companheiro.
Vive e aproveita cada dia ao máximo.
Aceita o amor e carinho do teu pai,
Pois disso ele tem muito para te dar.

Talvez não te consiga dar todo o que queiras,
Talvez a vida não seja tão fácil como parece,
Talvez o tempo seja pouco, e muito o cansaço...
Talvez … talvez…

Mas tu mereces tudo, até a minha própria vida!
Pois em ti penso quando estou longe.
És tu que eu levo no meu coração, sempre.
Desculpa se não entendo o que queres,
Desculpa se ás vezes pagas pela minha má disposição,
Desculpa se por vezes for egoista...

Nunca foi minha intenção magoar-te.
Nunca foi minha intenção gritar-te.
Sempre quis o melhor para ti,
E farei os impossíveis para que isso aconteça,
Pois agora sei, meu filho,
Que tu és a razão da minha existência, …és tudo,
E és meu…
…FILHO!

F.V.1999

3 comentários:

Anónimo disse...

Um filho é tudo!!!!!
Gostava de deixar aqui uma pequena história: qd o Tiago nasceu, tinha um problema de acne muito grave. Tão grave que não havia registos de alguém, tão novo, ter esse tipo de problema... corri médicos e mais médicos, investiguei na net horas a fio... começaram a fazer medicamentos experimentais, enfim... tudo que seria possível para resolver o problema. Esse acne fazia crescer papos e marcas na carinha do Tiago. Foram meses de angústia, só ultrapassados pela imensa felicidade que o simples sorriso (ou choro) dele, proporcionava. Não era um problema de "vida ou de morte", como é óbvio, mas era uma situação que me causava uma enorme angústia... um dia, fui visitar um médico a Coimbra. Um senhor de uma certa idade e de uma sabedoria impressionante. Disse-me ele: "Quando vamos ter um filho, imaginamos o filho que queremos ter. Quando ele nasce, é esse o nosso filho." Disse-me para não fazer nada, que o Tiago era muito pequeno e que não o deviamos sujeitar a tratamentos dolorosos por causa daquilo. Haveria de passar... Assim fiz, ou seja, não fiz nada. Recusei qualquer tratamento (apenas fui colocando umas pomadas).
O problema passou!! Provavelmente irá aparecer novamente daqui a uns anos... nessa altura, se acontecer, iremos tratar disso:-)
Como sabem, neste momento, nem se nota nada naquela carinha linda!!
As palavras daquele "velhote" foram importantes para mim, pois ajudaram-me a "ver" aquilo que eu já sabia - Que tinha o filho que queria!!!!!!
E tenho mesmo!!!!!

Apeteceu-me partilhar isto...

Ass: O mesmo apêndice

Susana Vasconcelos disse...

Lindo! Estou muito perto de sentir o que é, na realidade, esse sentimento tão profundo de amor aos nossos filhos! Obrigada por partilharem as vossas histórias... sim, isto também é para ti, "apêndice"! Devias criar um blog também!
Um beijo grande,
Susana+Mateus

G. disse...

É lindo de facto. Em 1999 ou 2000, não sei bem, o papá escreveu-nos também um poema desse género. Ontem, vi-o emoldurado em casa da Zé.